Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/vhosts/icubbix.com/httpdocs/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/vhosts/icubbix.com/httpdocs/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2862

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/vhosts/icubbix.com/httpdocs/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Consultoria em transformação digital e inovação - Icubbix

Consultoria em transformação digital e inovação

Para os serviços de consultoria a iCubbix entrega resultados e valor mediante propostas diferenciadas baseadas no retorno sobre o investimento nos projetos de transformação digital.

Estudo feito pelo World Economic Forum, denominado Digital Transformation Initiative – Maximizing the Return on Digital Investments (2018), apresenta que as empresas querem entender como a adoção de novas tecnologias impactam a produtividade. Este levantamento indica que as empresas possuem intenção estratégica de investir em tecnologias digitais, mas não conseguem enxergar o caminho que levam a retornos positivos. Isto porque ainda buscam-se respostas para as seguintes indagações:

– Quanto valor as empresas obtêm a partir dos investimentos digitais?
– Como os retornos dos investimentos digitais variam por empresa, indústria e tecnologia?
– Como as empresas podem maximizar o retorno de seus investimentos digitais?
– Como as empresas podem executar, com sucesso, projetos de investimentos digitais?

Ao entender a necessidade das empresas em ingressar no mundo digital, a iCubbix prioriza suas ações de consultoria no desenvolvimento da transformação digital e modelos de negócios, a fim de ajudar seus clientes a obterem respostas e soluções à estas perguntas.

No desenvolvimento das atividades de consultoria, a iCubbix, entrega resultados e valor à partir de um projeto fundamentado na técnica do ROI (Return on Investment).

A justificativa de um negócio demonstra as razões para empreender um projeto e direciona todas as tomadas de decisão relativas a ele, mas é importante avaliar a viabilidade e capacidade de implantar um projeto não somente antes de se comprometer com gastos e investimentos nos seus estágios iniciais, mas também verificar a justificativa do negócio ao longo do ciclo de vida do projeto.

A taxa de retorno sobre investimento, designada pela sigla em inglês ROI ou Return On Investment, proporciona uma estimativa do valor a ser entregue por um projeto. O ROI quando usado para justificativa de projetos, avalia o lucro líquido esperado a ser obtido pelo projeto.

A formula básica de ROI é:

ROI = (Receita do Projeto – Custo do Projeto) / Custo do Projeto

Esta fórmula permite calcular o ROI deduzindo os custos esperados ou investimentos de um projeto das receitas esperadas. Dividindo-os (lucro líquido) pelo custo esperado de forma a obter a taxa de retorno.

Originalmente utilizado em finanças, o ROI é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos. Esta taxa tem sido utilizada principalmente com o objetivo de avaliar investimentos realizados em diversos projetos dos mais variados setores em diferentes atividades e/ou processos.

O estudo do World Economic Forum (2018) indica a importância do conceito de retorno sobre o investimento desde o lançamento da Iniciativa de Transformação Digital (DTI) que foi lançada pelo Fórum Econômico Mundial em 2015. Inicialmente serviria como foco para novas oportunidades e temas decorrentes de desenvolvimentos na digitalização dos negócios e sociedade. No terceiro ano, o foco do DTI também incluiu, na condução da conversa global, para melhorar a sociedade e valor de negócio da digitalização, o valor da maximização de retornos em investimentos digitais. Uma relação pouco clara entre investimentos de tecnologia.

O mesmo estudo apontou que alguns economistas acreditam que novas tecnologias digitais nunca afetarão a produtividade, os empregos ou crescimento da maneira positiva. Outros, no entanto, são pelo menos cautelosamente otimistas e a partir disto é que identifica-se a oportunidade para a implantação de processos de transformação digital. Deve-se levar em conta estes fatores a fim de entregar uma proposta de valor aos projetos, visando a devida comprovação de retorno nos investimentos digitais, sejam estes tangíveis ou intangíveis.

Ganhos com as soluções de serviços e projetos de consultoria em transformação digital e inovação

A empresa iCubbix considera que os ganhos com a oferta de serviços de consultoria em transformação digital e inovação estão focados em proporcionar a seus clientes uma visão de retorno sobre os investimentos. Pretende-se que a partir dos processos de transformação digital haja ganhos financeiros em virtude da eficiência dos processos e, principalmente, uma mudança e modernização do modelo de negócio de seus clientes que se alinhará às evoluções tecnológicas disponíveis no mundo atual.